Olá Caros Amigos
Vamos trazer mais algumas informações sobre o Fordinho
Hoje vamos falar e dar algumas dicas sobre a sequencia de aperto e como realizar o torque correto da porcas do cabeçote do Ford Modelo A
Primeiramente se certifique que os prisioneiro e as porcas do cabeçote estejam em perfeitas condições, verifique se se as roscas de todos os prisioneiros estão boas, sem sinais de desgaste ou até mesmo espanadas. Verifique também as porcas da mesma maneira, inclusive os sextavados.
Faça a mesma verificação do lado do bloco caso os prisoneiros não estejam montados. Uma dica para evitar vazamentos de água pelos prisioneiros é montar eles com tinta alumínio ou ate mesmo estanhar o prisioneiro do lado da rosca grossa caso a folga seja um pouco maior do que o normal. Lembre-se que o prisioneiro deve sempre travar no final da rosca grossa e nunca no fundo do bloco. A montagem do prisioneiro pode ser feita com ferramenta especial para a montagem de prisioneiros ou até mesmo com porca e contra porca! Recomenda-se aplicar a metade do torque das porcas na montagem do prisioneiro ou seja 30Nm
Se você estiver utilizando porcas calota, tome cuidado com o comprimento do prisioneiros, pois se eles forem muito compridos pode acontecer do prisioneiro bater no fundo da porca e o torque pode ser camuflado, você vai achar que o torque está correto mas o no cabeçote ficou errado por esse problema, por isso antes de iniciar o aperto verifique isso antes, faça uma pré montagem e utilizando um paquímetro tire as medidas de quanto o prisioneiro está acima do cabeçote (montado com a junta) e faça o mesmo medindo a quantidade de rosca da porca calota! Caso o prisioneiro esteja muito comprido você pode cortar ele do lado da rosca fina ou até mesmo utilizar um arruela lisa para acertar essa diferença. Lembre-se que o minimo de rosca necessária entre o prisioneiro e a porca é de 11mm.
Vamos a montagem!
A sequencia de aperto do cabeçote é dividida em 3 etapas:
1 Etapa:
Sempre com tudo muito limpo e em lugar apropriado para a montagem de motores, coloque a junta com a maior parte metálica virada para o lado do bloco! Verifique se a junta ficou na posição correta ( se todas as passagens de água estão alinhadas com a junta e sem obstrução) caso necessário ajuste os furos da junta com um lima redonda a fim de fazer o correto alinhamento.
Outra dica e já colocar o abraçadeira ( que fixa os cabos que vão para o distribuidor) no prisioneiro numero 8 e também a chapa de proteção do distribuidor antes de fazer o aperto
Coloque o cabeçote com cuidado, coloque um pouco de óleo nos prisioneiros, aplique as porcas e encoste todas manualmente. Regule o torquímetro com um pre carga de 30Nm e aperte todas as porcas seguindo a imagem acima (imprima ela e tenha ela ela a seu lado)
2 Etapa:
Regule o o torquímetro na carga final e de o aperto sempre seguindo a devida sequencia da imagem
3 Etapa:
Depois do motor ter funcionado corretamente e ficar aquecido por algumas horas, espere o motor esfriar e faça o reaperto com a carga final
Esperamos ajudar com as dicas acima, caso tenha alguma dúvida entre com contato conosco
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Grande Abraço a Todos
Equipe Tomers .'.
3 Comment(s)
Muito obrigado atenção e dica estou restaurando um .
Boa noite, Gostaria de saber qual a força de torque (MN para aperto correto das rodas. Muito obrigado por sua atenção, Atenciosamente, Enzo.
O comando de válvula tem posição certa pra colocar, se tem qual é? Foi tirado sem marcação.
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